Semana passada estava em um cliente quando foi comentado sobre um viral que está rolando em POA. Um que está sendo anunciando em outdoors da cidade e que teve uma ação no Brique da Redenção no qual parece que tinha um caminhão chamando a atenção e com uma URL chamando para um site com a chamada "Que caminhão é esse?" (era uma campanha do Magazine Luiza, trazendo de volta o Caminhão do Faustão. Valeu Estevan!). No meio da conversa comecei a questionar se aquilo era realmente um viral. Porque o conceito do viral é uma idéia que se propaga através dos próprios usuários, ganhando vida própria, saindo do controle do anunciante.
Digo isso, pois me parece mais uma ação que se assemelha a um teaser. Afinal está criando uma expectativa, uma curiosidade no consumidor. "Que diabos é esse caminhão?" é a reação esperada no público-alvo. O cliente concordou, mas ainda fez menção de que ela se torna viral à medida que as pessoas começam a comentar sobre a mesma. Mas isso não acontece com propagandas normais também? As pessoas não comentam propagandas como a da Pipoca com Guaraná, do garoto propaganda da Bom Bril, etc? O fato das pessoas comentarem a propaganda não a caracteriza como uma propaganda viral. Isso é um comportamento natural à medida que algo nos chama atenção ou nos desperta a curiosidade.
Me parece que hoje se distorce muito o conceito de propaganda viral. Hoje, tudo que se pretende gerar alguma repercussão no público-alvo se chama de viral. Agora, no momento em que se tem um caminhão na rua, um outdoor, anúncios em rádio anunciando a campanha, ela não pode ser caracterizada como viral. Sem fazer nenhum juízo do valor da campanha. Apenas avaliando a sua denominação.
Ações virais são aquelas que são impulsionadas pelo próprio usuário, muitas vezes sem nem mesmo se dar conta de que ele está divulgando um produto. O vídeo do Ronaldinho acertando a trave quatro vezes na seqüência usando uma chuteira Nike era um exemplo. Milhares de pessoas encaminharam para seus amigos sem nem se dar conta de que estavam divulgando a marca da Nike. E a Nike não fez nenhum esforço para divulgar o vídeo. Os próprios usuários trataram de fazê-lo. (como o mundo é dinâmico... hoje fiquei sabendo de um novo viral da Nike nesses mesmos moldes com o jogador de basquete Kobe Bryant pulando sobre um Aston Martin em movimento. Verdade ou montagem? Vejam o próprio falando sobre o assunto).
Por isso, da próxima vez que você ouvir falar em viral, já fique com um pé atrás, pois pode ser um velho formato de propaganda travestido de viral.
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O link é www.quecaminhaoeesse.com e é a nova promoção do caminhão do faustão e magazine luiza.
ResponderExcluirTem muito publicitário que confunde marketing viral com teasers. Geralmente são os toscões que não entendem nada de web.
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